sexta-feira, 15 de junho de 2007

PORQUE VOCÊ DEVE AMAR NEW YORK DOLLS.



When say I'm in love, you best believe I'm in love, LUV". Com essa frase, o vocalista começa "Looking for a Kiss", a música mais conhecida das bonecas de Nova York: os New York Dolls. "Quando eu digo que eu estou apaixonado, é melhor você acreditar que eu estou apaixonado , amor". E quando eu digo que você deve se apaixonar por eles, você deve se apaixonar SIM.

Levando em conta o nível cultural e musical do pessoal leitor desse Zine, eu não duvido que a maioria aqui já tenha ouvido a música dos moçoilos. Mas aprofundar-se, saber de tudo desses caras, acho que não é todo mundo aqui que fez isso. Às vezes por falta de tempo, de vontade, ou por preconceito mesmo. Tem gente que acha uma coisa travesti demais pra ser rock'n'roll. Mas a questão é: New York Dolls é delícia pra meninos e meninas. Eu explico o porquê.

PARA MENINAS
Em primeiro lugar: saquem a roupitcha dos meninos. Isso é GLAMOUR, do mais puro e verdadeiro. E pelo que eu saiba, toda mulher desse mundo de meu Deus, mesmo lésbica, ama um glamour, ainda mais se for decadente e depravado como o deles. Ama um sapato, uma calça diferente, um cabelo ousado então, nem se fala.

Agora, quando tudo isso está vestindo homens de corpinho jeitoso e rostinho safado, aí a casa cai. A mulherada pira mesmo, tal como piravam loucamente no Max's Kansas City dos anos 70 e deixavam a homarada abobalhada pensando "pô, por que elas se interessam por essas bichas?". Razões:

1. Eles não são bichas. Bicha que é bicha fica com namorada do Alice Cooper ? (Johnny Thunders fez isso.) Bicha fica com namorada do Steven Tyler? (David Johansen tem o mérito). Bicha que é bicha se veste de mulher pra tocar rock cru e selvagem na frente de um monte de grandalhões de jaqueta de couro à la Johnny Ramone? NÃÃÃO, com certeza não.

2. Como diz minha professora de Sexualidade Humana, o que as mulheres mais procuram no final das contas é uma "mulher" com pênis. Não estou falando de transexuais. Elas querem o homem, mas ele tem de ter toda a sensibilidade, a delicadeza e a intuição de uma mulher. E também por que não o glamour, o fashionismo feminino? Mulher ama um homem estiloso.

Ok, ok, pros meninos não pensarem que somos umas levianas que só gostam de bandas porque os caras são bonitinhos (se bem que eu acho que 90% do sucesso dos Strokes se deve à tietagem feminina) , eu também tenho de dizer: a música é ótima, fala de amor, de desencontros, de decepções e de mulheres e homens. Viva!

PARA MENINOS
Antes de mais nada: qualquer hard rocker que se preze tem de ser fã de New York Dolls. Porque antes de Velvet Revolver, Poison, Aerosmith, Kiss, Guns'n'Roses e qualquer outra banda que use muitas peças de oncinha , EXISTIRAM OS NEW YORK DOLLS. Eles foram os pioneiros. Eles foram os primeiros a tocar uma guitarra furiosamente, vestidos com plataforma e calça de cetim lilás. David Johansen foi o primeiro a berrar como um animal vestindo um boá cor de rosa. O primeiro! Aí veio o Steven Tyler, o Paul Stanley e todo o resto. E isso vale também pra música. Assim como o Iggy é o pré-punk, eles foram o pré-hard rock. Vide as versões do Guns pras músicas dos Dolls e toda a idolatria que o Slash tem por eles.

Em segundo lugar: eles são HOMENS. Como já expliquei acima, tinha de ser muito homem pra ser do jeito que eles eram nos EUA dos anos 70. A sociedade era extremamente conservadora e não admitia homens vestidos de mulher. E eles tinham coragem o suficiente de tocarem até em frente daqueles Hell's Angels amedrontadores-e-esfaqueadores-de-fãs-dos-Stones. É, eles tinham o poder. Se tivessem de bater em alguém com o salto da plataforma roxa, eles batiam. Meninos, inspirem-se neles pra enlouquecer as raparigas. Não estou recomendando ninguém aqui a usar jaqueta de paetês e calça justa dourada, mas usem o seu lado mais ousado pra conquistar uns corações por aí. Façam a diferença, entendem?

Em terceiro e último: o que são aqueles riffs de guitarra alucinantes do Johnny Thunders? O que é aquela bateria furiosa do Billy Murcia ou do Jerry Nolan? A música é TUDO!

E PRA TERMINAR
Qualquer banda que tem um vocalista que é uma mistura de Mick Jagger e Simone Signoret e que consegue se manter original e na ativa até hoje merece nosso respeito. Ponto final.

Nenhum comentário: