quarta-feira, 6 de junho de 2007

Obrigada por lerem meu texto



"Bons tempos aqueles em que os alunos me traziam maçãs". Isto eu suponho ter sido uma metáfora que uma professora minha usou hoje para nos lembrar de que um dia o mundo já foi bem mais cordial.

Nós nem paramos para pensar nisso, mas é uma verdade. Hoje, por mais educados que sejamos, jamais chegaremos ao nível de educação dos cavalheiros de antigamente. Usamos "obrigado" e "por favor" com menos freqüência. Também fazemos menos favores, e achamos que alguém está "abusando da nossa paciência" mais facilmente.

Nós não nos importamos com a pessoa que nos responde uma pergunta, com o rapaz que recolhe os pratos da mesa onde almoçamos, com o cabeleireiro, o feirante, etc. É claro que algumas pessoas agradecem de verdade e com um sorriso no rosto, mas pelo que eu vejo a maioria tem tanta pressa e tantas preocupações que acaba não tendo tempo ou paciência para ser educado.

A pressa é um grande problema moderno, e isso é freqüentemente abordado pelos meios de comunicação. Mas eles geralmente abordam o assunto visando alertar para o stress, não para a falta de educação. Esta anda realmente esquecida.

Deveria existir uma campanha de conscientização da necessidade de boa educação na sociedade. Nem nas escolas ela é trabalhada atualmente! É assustador pensar em escola sem aquela obrigação imposta pelos professores de ser bem educado sempre. O que eu antigamente achava um saco, mas agora vejo que faz falta.

Pensa nisso, galera. Ninguém precisa ser bajulador, mas ser legal não custa nada.


* Samya é uma daquelas "acadêmicas de todos os cursos", indecisa e perdida, que acha que não deveria ter agradecido porra nenhuma ao psicólogo que lhe aplicou os testes vocacionais. Que legal?

Nenhum comentário: