sexta-feira, 22 de junho de 2007

O Queijo e Eu


Como em todas as minhas relações e relacionamentos, – mais esquisitos e pitorescos do que muitos por aí – com o Queijo não poderia ser diferente.

Preservemos a inicial maiúscula do referente, por ser algo de suma importância para a compreensão deste documento.

É engraçado: quando somos pequenos, temos um gosto diferente, e esse gosto vai evoluindo conforme o passar do tempo, etc e tal, porém, começar uma paixão louca de um dia para o outro, no meu vocabulário só pode significar uma coisa: obsessão.

Pesado, pesado... Eu sei. Mas só pode ser obsessão. Não que eu passe o dia inteiro pensando Nele, nem eu comeria, por exemplo, comida japonesa com Queijo (claro, se houver os dois pratos em uma só refeição, apreciarei com o maior prazer), mas Ele se transformou em uma peça fundamental para o meu entendimento de mundo.

Em um dia, não me lembro bem quando, mas há pouco menos de dois anos, eu comia Queijo em sanduíches, Queijo ralado, em massas, risotos, pizza, salgados, mussarela de búfala na salada, molhos de Queijo, sabor Queijo artificial, Cheetos, e por aí vai, mas nunca puro. Nunca Brie, jamais Camembert, fondue de queijo então, era algo de mais sem graça que poderia existir na face da Terra! De repente, aquele cheiro, aquele sabor, o vinho para acompanhar. Queijo, Queijo, Queijo!

Ok, ok... Não ignoremos o poder de um bom pão ou torradinha para acompanhá-Lo! Mas o pão é um mero coadjuvante (essencial, mas coadjuvante). Enquanto Ele, ah, ele... Ele sabe seduzir, sabe encantar, sabe derreter, sabe aparecer. Imaginem vocês, uma mesa de madeira escura, com vários Deles em cima. Aquelas espatulazinhas mágicas para O cortarem, aquela beleza que só eles têm! Quanto sabor! Queijo, ó, Queijo.

O que faria hoje de minha vida sem ele? É como no conto “A Dócil” de Dostoiévsky, não sei por que Ele apareceu, pra quê Ele apareceu, só sei que me apaixonei, Ele virou parte integrante de minha vida, e agora acabou. Mas sempre haverá mais para comprar em mercearias, supermercados, padarias, lojas de conveniência, enfim (diferente do caso do conto).

Puxa, como sou chula por essa comparação. Não me importa! Amo Queijo e o Queijo ama a mim. Fim.

Nenhum comentário: