domingo, 24 de junho de 2007

A ciência e os filmes de Hollywood



Eu não sou boa em física e nem em química (detalhe: se não fosse a falta de um estágio hoje eu seria uma técnica em laboratório industrial. Vocês escaparam de uma boa!) mas com o pouco de conhecimento que possuo me divirto discutindo essas matérias nos filmes de Hollywood com os meus irmãos que já estudaram de um tudo em mecânica, eletrônica e por aí vai e que agora estão cursando engenharia. Dos filmes que já discutimos o que mais deu pano pra manga até hoje foi a animação "A viagem de Chihiro" de Hayao Miyazaki. O assunto em questão era o trem que passava por dentro da água, isto é, seus trilhos eram dentro da água, só vagão ficava fora da água. Quando eu cheguei nessa parte do filme achei esse trem muito lindo (sempre gostei de trens) e comentei com meu irmão mais velho que seria legal andar em um trem que passasse por dentro da água. Ele rebateu o meu comentário dizendo que era impossível ter um trem assim por causa da corrosão e vida útil do material utilizado, da salinidade e resistência da água e por aí foi. Mas, eu disse para ele que aquilo ali não tinha cara de mar e sim de um lago e que então a água seria doce e sobre os outros aspectos disse que poderia ser utilizada uma liga metálica resistente ao atrito e a corrosão. Cogitando a possibilidade, ele se empolgou e começou a enumerar os tipos de metais que poderiam ser utilizados em uma liga que fosse praticável para esse tipo de uso (trilhos submersos em água doce que sustentassem um vagão de trem) e chegou a conclusão que poderia ser feito sim mas que de qualquer maneira eu não andaria em um trem desse porque seria caro pra caralho e que eu não teria dinheiro para pagar a passagem...

Nem preciso falar da saga ‘Star Wars’, né? Explosão no espaço? Acho improvável que mesmo ‘há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante’ existisse oxigênio suficiente* no espaço para que alguma coisa entrasse em combustão. Por isso que quase levanto da cadeira e grito: até que enfim alguém se tocou!, quando estava assistindo o trailler do filme ‘O Quarteto Fantástico e o Surfista prateado’ e aparece a cena que o Surfista Prateado leva o Tocha Humana pro espaço e esse volta ao normal e acaba despencando lá de cima. Putz! É claro! Como ele vai ficar em chamas no espaço se lá não tem oxigênio pra isso!?

Mesmo com as explosões espaciais eu ADORO a saga Star Wars. E também adoro filme catástrofe! É 60% de mentira mas tudo muito legal Armageddon, Independence Day, Twister, O inferno de dante, O dia depois de amanhã, Marte Ataca!, Guerra dos Mundos, Volcano – A fúria, Impacto profundo, Enchete - Quem salvará nossos filhos... brincadeira, tirando o último da lista os demais são fabulosos: muitas explosões, gritaria, prédio caindo, Nova Iorque debaixo d’água, gente correndo desesperada, gente morrendo depois do desespero, muito barulho, muitos efeitos especiais e uma porrada de despautérios científicos! Meus irmãos e eu nos divertimos apontando os absurdos com relação a física e a química já meus pais começam a assistir esse tipo de filme dizendo que é tudo tudo mentira mas vão até o fim assistindo e nunca perdem uma reprise de filme catástrofe.

Diversão para toda a família.

*Digo suficiente por que pode até existir o elemento oxigênio no espaço mas assim: um átomo ali outro aqui. Pouca coisa. Cadê um nerd para me desmentir???

Nenhum comentário: